O Agosto Dourado é um mês dedicado à conscientização sobre o Aleitamento Materno, cabendo ainda muita discussão e informação, desmistificando pré-conceitos sobre o leite materno e a amamentação. Já no começo do mês, de 01 a 07, é considerado como a Semana Mundial de Aleitamento Materno #SMAM2020 e o lema deste ano é Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável. O Agosto Dourado e a Semana Mundial de Amamentação suscitam reflexões sobre a Amamentação no Brasil inteiro.
O Agosto Dourado tem por definição a cor dourada como referência ao leite materno, “alimento ouro para a saúde dos bebês”, segundo a OMS. Um dos símbolos utilizados para falar sobre o Agosto Dourado é o laço dourado.
Cada parte do laço traz uma mensagem. Os dois laços são relacionados, um a mãe e outro a criança, de forma simétrica pois ambas são essenciais e vitais para o sucesso da amamentação. O nó do laço representa a família e a sociedade, teia que tem papel fundamental de apoio a amamentação. As pontas do laço representa o futuro. A amamentação exclusiva ate os primeiros 6 meses de vida do bebê e continuada por dois anos ou mais, de forma adequada a vida e rotina da mãe e da criança. Lembrando o quanto é importante e saudável para a saúde da criança e da mãe o período do Aleitamento Materno.
No decorrer deste mês vamos falar sobre a importância do Aleitamento Materno e a Doula, que têm papel fundamental como fonte de informação confiável e no apoio ao empoderamento da gestante e também na construção de sua rede de apoio como facilitadores a sua prática na amamentação.